Mato Grosso, Domingo, 05 de Maio de 2024     
Novo Portal
Pró-reitores de Extensão da região Centro-Oeste se reúnem em Cuiabá
Técnicos das universidades recebem treinamento sobre o Siex na UFMT
Pró-reitores de Extensão da região Centro-Oeste se reúnem em Cuiabá
22/01/2004 19:25:44
por Coordenadoria de Comunicação Social

As pró-reitorias de Extensão são responsáveis pela organização dos projetos que abrangem as áreas social, cultural e tecnológica apoiados nos princípios comunitários e nos direitos humanos e, por isso mesmo, possui uma função estratégica dentro das universidades. Dessa forma, o presidente do Fórum de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, Edison José Corrêa, definiu o papel da Extensão universitária, durante os dias 20 e 21 de janeiro, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no Encontro Regional que reuniu pró-reitores das universidades do Centro-Oeste e ofereceu treinamento a técinicos universitários sobre o Sistema de Informações de Extensão (Siex).

Com o Siex sendo utilizado pelas universidades pretende-se melhorar a qualidade da gestão acadêmica. Ele vai funcionar como um sistema de informação unificado e será um instrumento de relação solidária entre as universidades. “Muitos projetos não tinham espaço para registro e divulgação. O encontro discutiu formas da universidade conhecer a sua produção, resultado do trabalho de professores, funcionários e estudantes. Principalmente os estudantes, não existe extensão sem a participação deles”, avaliou Corrêa.

Os encontros ocorrem nas cinco regiões do País e as propostas elaboradas serão apresentadas no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão em Recife (PE), no mês de maio. A capacidade de organização de cada universidade, orientadas pelo trabalho coletivo, dará sustentação aos debates no Fórum Nacional; criado em novembro de 1987 e composto por 87 universidades públicas federais e estaduais.

Atuação local

À frente da pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Solange Ikeda avalia que a proposta de cadastramento das informações é fundamental na articulação das universidades, no intercâmbio de experiências e divulgação das atividades. “A Unemat não pode ficar de fora da discussão, devemos fortalecer a necessidade de legalização das ações de extensão dentro da instituição”, afirma Ikeda, vice-coordenadora da regional Centro-Oeste.

De acordo com a pró-reitora de Vivência Acadêmica e Social (Provivas), Marilda Calhao Esteves, com a divulgação das ações pode-se propor alterações na matriz orçamentária e garantir mais recursos para subsidiar os projetos de extensão nas universidades. “E desenvolver o Siex como uma proposta de unificação da nossa linguagem. Com esses dados sendo repassados ao MEC, o resultado são mais recursos destinados à matriz”, avalia Marilda, coordenadora da regional Centro-Oeste.

Na linha de ação institucional, Solange reafirma a importância da abertura do edital de financiamento dos projetos de extensão na Universidade, aberto à participação dos segmentos da comunidade acadêmica e funcionários. “Quem vai ter que desenvolver é a base, somente assim a universidade terá uma relação transformadora no caminho de ir vir com a sociedade”, explica.

Avaliada como uma peça de articulação das universidades, as pró-reitorias de Extensão ampliam seu terreno de atuação e cada vez mais se aproximam da sociedade por meio de atividades e no implemento de políticas públicas. “A universidade deve atuar com as forças sociais e os trabalhos apontar na direção de uma transformação social. Essa relação com a realidade é um trabalho consequente, o que for feito por professores e estudantes têm consequências boas ou ruins; se errarmos, iremos prejudicar; se acertarmos, ajudaremos na transformação, conclui Edison.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24699 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada